g2h

level

terça-feira, 10 de agosto de 2010

plantar e cuidar da grama

Primeiramente decida que tipo de grama você quer plantar. A maioria dos tipos de grama são gramas de inverno que ficam verdinhas rapidamente e que podem entrar em período de semi-dormência no período quente do verão.

As gramas da estação quente, como a grama esmeralda, ficam verdes mais tarde, mas sobrevivem ao clima mais quente do verão.
Existem basicamente dois tipos de gramas de jardim, aquelas em touceira e as rasteiras. As gramas em touceira espalham-se lentamente a partir de novos brotos na base da planta. As gramas rasteiras, que compõem a maior parte das gramas de jardim, se espalham através de rizomas ou estolões, ramificações que rastejam sobre ou logo abaixo do nível do chão, formando brotos na ponta.
Depois que o solo estiver nivelado, você pode plantar a semente. Plante a grama de inverno no início do outono para que ela tenha de quatro a seis semanas para se fixar antes que venha a geada. Espalhe as sementes manualmente na proporção recomendada no pacote.
Use um ancinho para cuidadosamente fazer com que a semente penetre 0,3 cm abaixo do nível do solo; a semente que é plantada muito fundo não vai germinar. Passe um cilindro compactador de solo na superfície para garantir um bom contacto entre o solo e a semente.
Espalhe palha para fazer uma leve cobertura sobre o terreno onde foram plantadas as sementes, o suficiente para que metade do solo fique exposto. A palha vai ajudar a sombrear o solo e as mudas, evitando que elas fiquem secas rapidamente.
Mantenha a camada superior do solo constantemente húmida e de forma uniforme. A irrigação excessiva com um regador automático não é recomendada porque a semente pode ser levada pela água. Regue com um pulverizador várias vezes por dia até que as mudas fiquem fortes o suficiente para suportar a irrigação normal.


fonte:http://www.facavocemesmo.net/forum/como-plantar-grama-no-meu-jardim-t1744.0.html

Como Plantar e Cuidar Grama-Jardim

Pra quem gosta de caprichar na entrada da sua casa, escritório ou fazenda, uma gramado ou jardim bem cuidado e cortado embeleza de forma natural e colorida seus ambientes.
Existem vários tipo de grama que variam no tamanho das folhas, nos tons das cores, velocidade de crescimento, cada uma tem uma aplicação recomendada, não sendo todas para uso como tapete de alto tráfego.

No ramo da jardinagem podemos dizer que as combinações são infinitas, podendo-se criar os mais variados cenários combinando flores, arbustos, árvores, gramas, pedras e outros tantos enfeites de jardim.
Hoje temos vários tipos de aparadores de grama e tesouras de poda, elétricos e manuais, tanto para um pequeno jardim até um campo de futebol.

Alguns pontos e dicas importantes na hora de escolher o local que plantio:

- Certifique-se de que o solo onde será feito o plantio da grama, esteja devidamente nivelado e adubado e também que exista torneiras próximas para irrigação.

- Após a colocação das placas de grama no solo, faça uma cobertura de terra vegetal com aproximadamente 0,02 cm de espessura.

- Após a execução desse processo, irrigá-la diariamente no período de 7 dias, sempre ao final do dia, quando o sol estiver bem fraco, para que as folhas não sejam queimadas durante o período de adaptação.

Lembre-se de comprar grama de boa qualidade para evitar ervas daninhas, e caso você esteja recuperando um jardim já existente precisa antes de tudo eliminá-las, localizando-as e removendo com as raízes e sementes, sendo que algumas espécies tem em suas raízes bolinhas semelhantes a pequenas cebolas, que precisam ser retiradas para não nascer novamente.
Em terrenos com pedregulhos pode ser necessários peneiras para retirar os materiais excedentes.

Sendo uma profissão ou um hobby é uma atividade relaxante e motivante, em que você vai gradualmente vendo o resultado dos procedimentos adotados.



fonte:http://www.extravase.com/blog/como-plantar-e-cuidar-grama-jardim/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google